Porque meu Site não Gera Vendas?

26/10/2012   Leandro Munhoz | | Gostou?
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Quando faço uma visita a uma empresa que já possui um site mas o(a) empresário(a) me diz, no briefing inicial, que seusite não gera vendas (ou oportunidades de negócios = leads), minha primeira iniciativa é fazer uma visita no site com um olhar crítico do cliente final. Pequenos e médios empresários esquecem pequenos conceitos do Marketing Digitalque, aplicados corretamente, tornam um site uma poderosa ferramenta de geração de leads e, consequentemente, oportunidades de negócios. No artigo de hoje, vamos conversar sobre 3 pontos chaves!

Porque meu site não gera Vendas?

A principal premissa para que seu site gere vendas efetivamente é, sem dúvida nenhuma, que ele tenha CONTEÚDO RELEVANTE ao seu internauta (que será seu futuro cliente). Se ele acessa o seu site e encontra nele a resposta para suas dúvidas ou a solução para um problema, concorda que você já atende a primeira expectativa dele?

É fundamental que vocês façam uma apresentação profissional da sua empresa, do histórico e do mercado de atuação. Muitos internautas (mas não todos) preocupam-se com estas informações, pois mostram com quem vão se relacionar comercialmente. Dessa forma, a página institucional é muito importante para dar credibilidade ao seu negócio. Além disso, sempre aconselho meus clientes a colocarem depoimentos dos seus atuais clientes, com o nome completo de cada um e, se possível à foto ou nome da empresa, para dar ainda mais segurança!

3 Dicas para o seu Site Gerar Vendas!

É MUITO IMPORTANTE ressalvar que esse post não é focado em e-commerce, mas sim em qualquer tipo de site, pois acreditamos que se uma empresa possui um site é porque ela deseja aumentar o número de oportunidade de negócios também através da internet! Vamos às três dicas:

DICA 1 – Preocupe-se com a disposição do CONTEÚDO!

Conteúdo são TEXTOS, FOTOS e VÍDEOS! Porém, não basta coloca-los no site. Você (e sua agência web designer) deve pensar estrategicamente na melhor formatação de cada conteúdo mas, principalmente, criar botões especiais (também chamados de “call to action”) para que os internautas sejam direcionados para as páginas que você julga estratégica!

EXEMPLO: Imagine que você procura no Google por “enxoval de bebê” e encontra um determina site onde é apresento diversos modelos de enxoval. Você acessa a página do produto “X” e lê tudo sobre este produto. Porém, no final da sua análise, não existe (ou você não encontra com facilidade) um botão “call to actionONDE COMPRAR ou mesmo um botão ACESSE A LOJA VIRTUAL. Neste exemplo, essa empresa perde a oportunidade de vender, correto?

DICA 2 – Acessos orgânicos – SEO!

Assim como uma empresa física, seu site precisa ter acessos. Dessa forma, você precisa controlar através de relatórios (geralmente o Como-Vender-SeoGoogle Analytics) TODAS as informações estratégicas do seu site e a forma de interação dos seus clientes nele. As principais são a quantidade de acesso, tempo de acesso e, principalmente, a quantidade de acessos orgânicos.

Acessos orgânicos ocorrem quando os internautas buscam seu produto/serviço no Google SEM conhecer sua empresa(desconsidere a sua marca) e encontram seu site. O número de acesso orgânico (proveniente dos buscadores, como o Google) deve estar entre 75% a 90%, que é uma excelente média e representa uma excelente oportunidade de novos negócios! Aconselho ler o post “Porque meu Site não Aparece no Google” para saber maiores informações.

DICA 3 – Tenha um Blog e escreva sobre seu Mercado!

CONTEÚDO é fundamental para que você tenha acesso ao site, principalmente através da busca orgânica. Os botões “call to action” vão transformar os acessos em leads. A melhor forma de você aumentar o conteúdo do seu site, porém de forma construtiva para seu público alvo é tendo (e MANTENDO) um BLOG sobre seu mercado. Escreva periodicamente textos que vão agregar valor aos seus clientes e prospects e envie essas informações a eles, mas sem o objetivo de vender efetivamente, mas sim de aumentar o relacionamento!

A Melhor Dica para Vender mais Pela Internet:

botao-contatoNa minha opinião, a melhor dica para vender pela internet ainda é oRELACIONAMENTO! Você pode manter relacionamento com seus clientes através do seu Blog, das Redes Sociais, do Email-Marketing e de outras ferramentas do Marketing Digital, mas o mais importante é que você esteja presente e levando CONTEÚDO RELEVANTE para eles!

Um abraço e muito SUCESSO!

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Leandro Munhoz

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