Por que sua marca deve estar presente nas mídias sociais? Confira 6 motivos

22/11/2017   Higor Franco | | Gostou?
     0
mídias sociais

Das pessoas que você conhece, quantas possuem uma conta em ao menos uma rede social? Seja em nosso querido Facebook, no belo Instagram ou naquele que muitos acham estar com os dias contados, o Twitter, que por sinal vai muito bem, obrigado!

Difícil de contar, não é mesmo? Vou facilitar para você: quantas pessoas você conhece não possuem nenhuma rede social? Para essa resposta, particularmente, consigo contar nos dedos os poucos que me vem à mente.

mídias sociais

Pois bem, a partir dessas contas básicas e rápidas, fica fácil entender que estar presente nas mídias sociais já faz parte da nossa vida. Mas afinal, rede social é lugar para marcas?

Antes disso, vou te explicar a diferença entre redes sociais e mídias sociais. Vamos lá:

Partindo de uma definição prática, caracterizamos uma rede social como um grupo de pessoas que possuem algum nível de relação ou um interesse comum. Já mídia social, é o nome dado para as plataformas que integram as redes sociais, como: Facebook, Twitter e Instagram.

Agora que você já conhece a diferença entre os dois termos, vamos responder a pergunta: Mas afinal, rede social é lugar para marcas?

E eu te digo: a princípio, não. As redes sociais foram feitas para pessoas se relacionarem. Mas elas também são um lugar para marcas. Sabe por quê? Pelo simples fato de que as marcas se adaptaram a isso justamente porque seus consumidores pediram. O que eu quero dizer com isso é que marcas se humanizaram, as relações se estreitaram, e importantes agentes facilitadores dessa transformação foram as redes sociais.

Agora você já sabe que as mídias sociais também têm espaço para a sua marca, confira 6 motivos para começar implantar uma estratégia de marketing digital em sua empresa hoje mesmo:

Criar credibilidade para conquistar mais clientes

Nada melhor do que, ao pesquisar por um produto na internet, encontrar um e-commerce bacana, com preços bons e aquele frete amigo, ou um site de serviços bem estruturado, com depoimentos positivos, não é mesmo? Alguns fatores como esses geram mais credibilidade para a sua marca, porém, ainda não são suficientes. As pessoas querem saber e conhecer mais, e para isso elas vão até as redes sociais.

Por isso a sua marca precisa ter as mídias sociais sempre atualizadas com conteúdos relevantes e que agreguem algo aos consumidores. Através de uma presença bem estruturada e consistente, junto de uma estratégia de mídias sociais e marketing digital, a sua empresa ganha mais credibilidade frente aos consumidores e ao mercado.

mídias sociais - conteúdos relevantes e credibilidade

Conhecer seu público e suas reais necessidades

As pessoas falam, elas mostram o que precisam, o que querem! E as mídias sociais estão aí para isso: nos ajudar a entendê-las.

Através das redes sociais, sua empresa irá conhecer seu público, suas tendências de comportamento e consumo por meio da análise de comentários e reações, por exemplo, que nos ajudam a traçar estratégias e ações muito mais eficientes. A sua empresa pode entregar o que as pessoas querem e precisam de fato.

Gerar mais tráfego para o seu site ou blog

As mídias sociais são ferramentas de alto potencial para gerar leads e tráfego para o seu site. Digo isso pois, muitos dos fãs da sua página do Facebook, por exemplo, podem não conhecer o seu site ou blog, espaços esses que contêm conteúdos e informações mais específicas sobre a sua empresa e que, com certeza, são muito importantes para gerar credibilidade para o seu público.

Uma forma de gerar leads qualificados para a sua lista de e-mail, por exemplo, é através de campanhas nas redes sociais, em que o consumidor pode ser levado para uma landing page ou para o seu site, por exemplo, sendo esse último, o espaço que precisa ser o ponto de convergência da sua marca.

Responder, solucionar e posicionar-se rápida e efetivamente

Como disse anteriormente: as pessoas estão nas redes sociais para falar, e o mais importante: serem ouvidas! É rápido, não pode demorar!

O Facebook e Twitter são as redes sociais que mais dão espaço para que os consumidores possam elogiar ou reclamar. Deixar um textão ou um inbox na página quando a experiência de consumo não foi muito bacana não é novidade, e é justamente por não ser uma novidade que essa nova forma de SAC é necessária para todas as empresas.

Já pensou que frustrante para o seu cliente buscar pela sua empresa e, para precisar tirar uma dúvida, ter que mandar um e-mail que pode demorar para ser respondido? Não é legal. Por isso, estar presente nas mídias sociais garante um relacionamento muito mais próximo e efetivo com os seus clientes. Pintou uma dúvida? A sua marca está ali pronta para ajudar em pouco tempo. Deu problema? A sua marca resolve, sem complicação, sem telefonema. São essas ações que fidelizam seus clientes e colocam a sua empresa à frente do mercado.

mídias sociais

Mantenha contato, crie engajamento e relacionamento

As mídias sociais são importantes espaços para que a sua marca seja criativa e mantenha uma boa conversa com os clientes, construindo relações verdadeiras e duradouras. Manter contato e não deixar a conversa morrer é muito importante no dia a dia da vida online da sua marca. Todos esses elementos ajudam a construir uma trajetória de sucesso. Além disso, um bom relacionamento gera frutos: a fidelização de clientes antigos e a captação de novos.

Tenha uma taxa de conversão de lead maior, mais rápida e barata

Três qualidades na mesma frase, é isso mesmo? Sim!

O marketing digital possui taxas de conversão muito mais rápidas em relação ao marketing tradicional, além de possuir um custo mais acessível com a garantia de grandes resultados.

Portanto, usar as mídias sociais como uma ferramenta de marketing digital certamente irá ajudar a sua empresa crescer de forma bem estruturada e eficaz.

Pronto para fazer a sua marca brilhar nas mídias sociais?!

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestGoogle+Email to someone

Higor Franco

Deixe um comentário!