Conheça as 5 principais redes sociais para empresas

22/11/2017   Higor Franco | | Gostou?
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principais redes sociais

As redes sociais são importantes ferramentas de marketing digital para as empresas que desejam se relacionar e conhecer melhor o seu público, e claro, vender mais. Estão para trás as empresas que ainda estão de fora de alguma plataforma, afinal, os consumidores buscam conhecer mais sobre as marcas que desejam consumir, e as principais redes sociais são os primeiros lugares onde eles buscam mais informações.

principais redes sociais

Esteja nos lugares certos

É importante lembrar que não basta apenas ter uma conta em uma rede social. Para que a sua empresa cresça com a ajuda dessas poderosas ferramentas, é preciso conhecer as plataformas e as possibilidades que elas oferecem para o seu negócio, gerar conteúdo de qualidade, traçar estratégias que se adequem ao ambiente e os recursos das plataformas, e claro: saber em quais deve estar presente. Para que tudo isso funcione e te traga todos os resultados esperados, é essencial contar com pessoas que entendem de tudo isso. Uma agência de marketing digital pode te ajudar – e muito – nessa tarefa.

Com todo o estudo, estratégia e trabalhos bem feitos, as principais redes sociais se tornam uma das melhores ferramentas de marketing para que a sua marca possa ganhar maior conhecimento, posicionamento, gerar leads e aumentar as vendas.

Neste artigo, você vai conhecer, em pouco tempo, as principais redes sociais para a sua empresa e seus recursos. Vamos lá?

principais redes sociais

1 – Facebook

A rede social que praticamente todos podem ser encontrados. E não é para menos: a empresa conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, e o Brasil está no Top 5 de países com usuários mais ativos do mundo.

Consegue imaginar o quanto de pessoas você consegue atingir? Com certeza o Facebook é um importante aliado na sua estratégia de marketing digital.

Recursos oferecidos pelo Facebook:

  • Criação de páginas para o seu negócio

As Fanpages são páginas específicas para as marcas. Portanto, é essencial que a sua marca tenha uma página, não um perfil.

  • Divulgação do seu conteúdo

No Facebook a sua marca pode mostrar quem ela é e como ela pode ajudar as pessoas através do conteúdo de qualidade postado na plataforma.

Esse conteúdo pode ser divulgado através de posts em texto, foto ou vídeo e não necessariamente necessita ser produzido dentro da plataforma, você pode, por exemplo, postar um link de um conteúdo do seu blog em sua página.

Vale lembrar que, quanto menos você tirar o seu público de dentro do Facebook para consumir um conteúdo, maior é a entrega gratuita dos seus posts. Por isso, é importante ter uma estratégia de marketing digital atualizada a conceitos como esse, a fim de melhor aproveitar seus investimentos e gerar leads qualificados através das principais redes sociais.

  • Avaliações da empresa

Com as avaliações, os clientes podem dizer o que acharam do seu produto ou serviço, e é uma importante ferramenta para melhorias a entendimento das necessidades do seu público.

  • Plataforma de anúncios pagos

A ferramenta de anúncios do Facebook é muito poderosa. Com ela, você pode criar campanhas direcionadas diretamente para o melhor público que, através de pesquisas, se mostrou com maior potencial em conversão para compra. Com esse recurso, a sua estratégia de Inbound Marketing ganha muito mais força e resultados.

  • Criação de eventos

Dentro do Facebook existem os eventos, que podem ser criados tanto por pessoas físicas, quanto por páginas de empresas. Os eventos são uma boa oportunidade de apresentar a sua marca para mais pessoas e conversar de forma mais próxima com elas. Se a sua empresa estiver organizando um evento de lançamento de um novo produto ou serviço, por exemplo, criar um evento no Facebook é uma ótima estratégia de marketing digital.

  • Análise de desempenho

Ao criar uma página, o Facebook oferece números completos de como a página da sua marca está se saindo. Você pode conferir o aumento de curtidas na página, as publicações que fizeram mais sucesso, entre outros. É uma ótima ferramenta para analisar tudo o que envolve sua página a fim de melhorar cada vez mais o desempenho da sua marca nas redes socias.

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2 – Instagram

O Instagram, que pertence ao Facebook, já acumula mais de 800 milhões de contas ativas todos os meses ao redor do mundo e é uma importante aliada da sua marca dentro das principais redes sociais.

Recursos oferecidos pelo Instagram:

  • Publicação e edição de fotos

O Instagram foi justamente criado com a finalidade de compartilhar imagens, e com o passar dos anos foi aprimorando suas ferramentas nativas de edição de fotos para que a experiência ao fotografar e compartilhar dentro da rede social se tornasse ainda melhor. Por isso, é muito importante que a sua marca aposte em belas imagens para compor o seu perfil no Instagram.

  • Publicação de vídeos

O Instagram também permite a publicação de vídeos com duração de 60 segundos e é uma excelente oportunidade para você divulgar o seu produto ou serviço e surpreender seu público alvo.

  • Utilização de hashtags

As #hashtags são uma ótima forma para você aumentar a visibilidade da sua marca no Instagram. É importante ressaltar que é necessária uma pesquisa das melhores hashtags que irão trazer maior visualização para o seu conteúdo. Para isso, escolha uma Agência de Marketing Digital com profissionais capacitados para te ajudar e trazer os melhores resultados.

  • Instagram Stories

Essa é uma nova função da plataforma. Nela, você pode publicar uma foto, vídeo, Boomerang (recurso que permite que o usuário produza vídeos em loop infinito com duração de aproximadamente 6 segundo), fazer lives, entre outros. Tudo isso com duração de 24 horas, depois disso, a publicação desaparec. Mas nem por isso deixa de ser uma ótima oportunidade de entregar conteúdo de qualidade para o seu público.

  • Instagram para empresas

Ao criar ou transferir um perfil pessoal para o Instagram para empresas o usuário tem a possibilidade de colocar dados para contato, como telefone e e-mail, facilitando o contato entre cliente e empresa. As contas de empresas também possuem a possibilidade de medir o desempenho das suas publicações.

  • Anúncios

Assim como no Facebook, você também pode anunciar a sua empresa no Instagram em forma de fotos, vídeos e carrossel de imagens. Os anúncios são criados dentro do Power Editor, mesma ferramenta usada para a criação de campanhas do Facebook. Sendo assim, os parâmetros de segmentação são os mesmos.

3 – Twitter

A rede social do passarinho completou uma década de vida em 2006, e desde então, ganhou muitos usuários e se tornou um dos sites mais populares do mundo e é muito utilizado pelos brasileiros.

Recursos oferecidos pelo Twitter

  • Comunicação rápida

O Twitter foi criado para ser como um microblog, mas com uma peculiaridade: os usuários possuem um limite de 140 caracteres para compartilhar o que desejam, além de fotos, vídeos e gifs.
PS: a empresa está fazendo testes com usuários selecionados para dobrar o limite de 140 para 280 caracteres, a fim de melhorar a experiência de expressão dentro da rede social.

  • Trending Topics

São os assuntos mais falados do momento e ganham visibilidade especial na página, podendo ser regional, local ou global. É uma ótima forma para você se manter atualizado e descobrir os assuntos do momento. Além disso, é sempre bom estar ligado no Twitter, pois nunca se sabe quando um assunto do momento pode se tornar uma oportunidade para a sua marca entrar na conversa e engajar. Sabiamente, claro.

principais redes sociais

  • Hashtags

Recurso muito utilizado na plataforma e que facilita a comunicação entre pessoas e empresas. Ao utilizar as hashtags os usuários conseguem acompanhar os assuntos, por exemplo.

  • SAC 2.0

Por ser uma rede social rápida e objetiva, muitas empresas utilizam o Twitter como um espaço para atender e ajudar seus consumidores de maneira mais próxima.

  • Mensure e monitore em tempo real

Tudo no Twitter é rápido. As pessoas falam e esperam ser respondidas, por isso, é muito mais fácil de mensurar alguma ação dentro do Twitter. É também muito importante estar sempre presente para que as respostas da sua empresa não demorem muito, principalmente no Twitter.

4 – Youtube

O Youtube é o maior site de publicações de vídeos da atualidade e conta com uma vasta opção de conteúdo de todas as partes do mundo. De longe, é uma excelente opção de entretenimento na internet.

Recursos oferecidos pelo Youtube

  • Compartilhar conteúdo em vídeo

Sem dúvidas, é isso que faz o Youtube ser Youtube. E é através desse recurso que a sua empresa pode encontrar muitas possibilidades de crescer e chegar até mais pessoas, gerar leads e vender mais.

Você pode criar conteúdos exclusivos, playlists com temas, vídeo aulas e muito mais. Crie conteúdo relevante para o seu público e que esteja alinhado com a sua estratégia de marketing digital.

  • Interação com o público

Ao postar um vídeo no canal da sua marca, os usuários podem deixar comentários e também dar feedback através dos botões de “gostei” e “não gostei”. Essas são importantes formas de mensurar se o seu conteúdo está sendo bem aceito ou não pela comunidade.

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  • Vídeos ao vivo

A plataforma também disponibiliza esse recurso super bacana. É mais uma forma de você conectar a sua empresa com os seus clientes.

  • Anúncios

Você também pode mostrar a sua marca no Youtube através dos anúncios com a possibilidade de mensurar todos os resultados advindos da plataforma.

5 – LinkedIn

Sem dúvidas, a rede social mais conhecida quando o assunto é negócios e networking. É o currículo online dos profissionais e também de muitas empresas.

Recursos oferecidos pelo LinkedIn

  • Página para a sua empresa (Company Page)

Um espaço criado para que a sua empresa esteja presente no LinkedIn. Através da Company Page, é possível mostrar para todos as características, qualidades e diferenciais da sua empresa.

  • Maior exposição da sua empresa

Ao criar uma Company Page, é possível interligar os funcionários da sua empresa à página, garantindo assim maior exposição e credibilidade à sua marca.

  • Compartilhamento de conteúdo e cases de sucesso

Compartilhe conteúdo do seu blog e também cases de sucesso. O LinkedIn é a rede social perfeita para mostrar o que a sua empresa faz de melhor e os resultados que ela gera aos clientes atendidos.

  • Anúncios

Esse recurso está disponível apenas para Company Pages, e como você já viu, ela é muito importante para a sua estratégia de marketing digital e possui recursos de segmentação muito bons para promover o seu conteúdo. Os anúncios no LinkedIn, quando bem planejados e alinhados à sua estratégia geram leads qualificados e bons resultados.

  • Análise de desempenho das publicações

O LinkedIn, assim como todas as principais redes sociais pelas quais passamos, possui a ferramenta de análise de desempenho das publicações, que ajuda a sua equipe responsável pelo planejamento das ações, criação de conteúdo e monitoramento, a adotar ações estratégicas mais precisas para gerar excelentes resultados.

E agora, como escolher as melhores redes sociais para a minha empresa?

Agora que você já conhece as 5 principais redes sociais para empresas chegou o momento de escolher em qual, ou quais, delas a sua empresa estará presente. E essa escolha deve ser feita através de muito estudo.

Para isso, conte com uma Agência de Marketing Digital que te ajudará a escolher estrategicamente as melhores redes sociais para a sua empresa.

Além disso, é muito interessante integrar as estratégias de redes sociais com outras estratégias de marketing digital, como: Inbound Marketing e SEO, que juntas, farão a sua empresa crescer mais ainda.

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Higor Franco

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